sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Que tipo de educação temos ao ligar uma televisão brasileira?

Indignada com o tipo de educação que temos ao ligar a televisão, no final de ano, períodos festivos e com tempo para o lazer não consegui ficar calada:

Vivo em um país onde nem todos compreendem o que é globalização no entanto todos são adeptos a pelo menos um tipo de tecnologia seja do brinquedo eletrônico, um moderno aparelho telefonico, televisores com telas planas não planas, LCDs e outros, logo fica significativo comentar que de embora façamos parte da era globalizada ainda nos vemos presos a um laser denominado TV, cuja programação vem padronizada e amplamente copiada da emissora Rede Globo de Televisão.

Em um país onde a maioria da população se considera negra (Brasil) é complicado não comentar que os programas de final de ano não passam de degradação da família brasileira, digo isto porque não consegui visualizar nenhum apresentador negro com cara de feliz...distribuindo presentes...casas, carros, etc.

No período de natal visualizamos diversos seriados, filmes que mostram as famílias perfeitas, sempre brancas, completas (pai, mãe, filhos, avós), daí fica minha indignação:
Onde estão representadas as crianças filhas de mães que assumem a função de pai e mãe, durante o ano inteiro e no período de natal trabalham dobrado para realizar o sonho das crianças que é de ganhar um presente que fuja a data de seu aniversário?
Os pais que cuidam de seus filhos, também não estiveram presentes...
Cabe ainda lembrar que quando apresentados são apenas para representar a desgraças alheias, nos telejornais.

No final de ano, ou melhor virada de ano, foi ainda pior, quando aparecia as comemorações eram sempre em alto estilos, a imprensa capixaba por exemplo mostrou diversos apartamentos luxuosos de frente as orlas capixabas com famílias, brancas se divertindo muito. Quando diferente mostrou o dia seguinte, a população negra, trabalhando, limpando as praias, dormindo nas areias, assassinadas, enfim, dá pra compreender o quanto estamos mal representados é uma pena que ninguém questione.

Outro fator alarmante é a tragédia em Angra dos Reis, a cidade toda esta em estado de Calaminadade, vários deslizamentos, vários corpos desaparecidos, famílias inteiras perderam suas casas, seus pertences, fora membros da família e no entanto a ênfase maior, não desmerecendo as vítimas, mais em Angra não teve uma tragédia apenas na "pousada", na cidade houve caso de uma família de 8 pessoas que foram soterradas e as mesmas residiam numa casa onde foi totalmente soterrada e até o momento não encontraram nenhum dos corpos.

Fica a pergunta e o restante dos moradores? o foco da imprensa é a "pousada", para traz fica as famílias que lá residem.

Fica então a indignação e o questionamento será que a sociedade brasileira esta atenta a tal questionamento... Como cito no início fazemos parte da era globalizada e as vezes só visualizamos o que a GLOBO, nos apresenta, como se o significado fosse o mesmo.

O desabafo resume em repensar o que queremos em 2010, com relação a imprensa, vale pensar qual é o processo de educação que nós aprendemos quando ligamos uma televisão no Brasil.

Nenhum comentário: