segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consciencia Negra - AVIVAR - VITORIA/ES

O AVIVAR esta localizado à Rua 7 de Setembro, 245-Galeria Boulevard-loja 04-Centro-Vitória/ES.
 
O Livro de Medicina Alternativa é uma das contribuições do Avivar em parceria com as Obras Pavonianas e Assistencia para a população afro capixaba.
 

Dando sequencia ao trabalaho de pesquisa em 2012 o Avivar traz ações compartilhadas uma delas é com o vereador Eliézer Tavares que homenageia uma das mais queridas clientes do AVIVAR a Ilma Viana, através da Medalha Chico Prego.

Ilma é cliente antes mesmo do Avivar ter sede, quando ainda  o atendimento de tranças era feito nas residencias, ou seja aproximadamente 16 anos.

Obrigada Ilma, obrigada Eliezer obrigada a todos de Consciencia Negra por serem tão determinantes quando o assunto é Consciencia Negra.

Após a homenagem teremos a abertura da exposição "O Corpo da luta". As fotos são do professor/antropólogo Sandro José da Silva, pesquisador de territórios étnicos e a organização desta ativdade esta por conta de Selma Dealdina e Avivar.

Maiores detalhes: 27 3222-3822.
Graça de Sá ou Rozí de Sá
que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Isso tem um efeito bastante perverso: as crianças negras nunca se vêm e o que elas olham é sempre diferente delas".
Com esta preocupação o Avivar - Eventos e Serviços se volta para os trabalhos sociais a fim de promover a Consciencia Negra por meio da valorização da Estética Afro.
Consciência Negra? Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ele é dedicado à reflexão sobre presença do negro na sociedade brasileira. "O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo. Porém vale ressaltar que esta consciência precisa ser diária.

O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia. Parabéns ao Projeto Social Raizes da Piedade que tomou a iniciativa de valorizar a estética afro local confiando no AVIVAR, Rozi de Sá e Graça de Sá como parceitas da Estética Afro Capixaba.