terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Euforia, hinos e repentes marcam a chegada do Vascão em Vitória, pena que nosso clamor não durou.

Vitória/ES, em 05/01/2001 foi agraciada, mais uma vez, com a presença do time Vasco da Gama, um show a parte foi a torcida Vascaína que se revelou cantando em coros, inúmeras musicas em menção ao mesmo.

Particularmente não tinha idéia do amor da torcida vascaína, pelo Vasco da Gama, na ocasião tinhamos como público, senhores, senhoras, crianças, jovens, animais de estimação, usando bandeira do time, funcionários do aeroporto, torcidas organizadas em especial, aproveito pra mandar um forte abraço a galera do Força Jovem que abrilhantou a festa, e dava pra perceber que a medida que chegavam passageiros, boa parte foi ficando e comemorando junto a torcida a chegada do mesmo, por fim era inevitável não ver batalhão de missões especiais da Polícia Militar do ES, que lamentavelmente pareciam ser contratados de torcedores de times adversários, e por pouco, não dando ordem de prisão aos torcedores do time, por estarem cantando, balançando suas bandeiras e vestindo as camisas do time, em sua maioria .

Sinceramente...
Lamentável por parte do público ver o time chegar cabisbaixo, não referenciaram nem comprimentaram a torcida, nem imprensa enfim, o público em geral que estavam no aeroporto aguardando euroricamente por aproximadamente 3 (três) horas cantando hinos em menção ao time.

Continuo a lamentar a estratégia da Policia Militar que desnecessariamente jogou gás de pimenta, bombas de efeito moral no público presente, assim que os jogadores chegaram na mini-passarela do aeroporto de Vitória.

Sinceramente!!! Amigos da Policia Militar de Vitória, haviam inúmeras crianças aos ombros de pais, avós, tias...Que violência desnecessária...Não vi ninguém se jogar na frente de jogador, para barrar as devidas passagens da pista de vôô até o mini-corredor do aeroporto, não vi ninguém agir contra os policiais, não vi nem ouvi falar de nenhuma pessoa sequer que tivessem dado motivos para provocar tais circunstancias...

Ainda estou tentando entender, pois ao chegar no aeroporto fquei contageada pelo amgiente de felicidade e satisfação das torcidas e do público presente, e quando após uma hora e meia de atraso o voo chega, com os jogadores, anciosamente aguardados o que parecia ser uma festa tornou-se um campo de terrorismo, devido ama ação inadequada da Policia Militar.

Vi pessoas cantando, quase não havia bebidas no local, logo não havia excessos de bebida, enfim...Estou tentando entender o que aconteceu!!! Por que o time que torço, Vasco da Gama agiu de forma tão estúpida, eram inúmeros adolescentes com camisas nas mãos, tentando saber se iam conseguir autógrafos dos jogadores, por fim, nem o rosto os mesmos quiseram mostrar.

Vascão, pelo amor de Deus, vocês estavam em terras capixabas e fomos lá a fim de recepicionálos, aguardamos o tempo preciso sem lamentações, apenas ansiedade...Acho que vocês nos devem desculpas, publicamente, pois foi desta forma que fomos receber vocês, publicamente esbravejam os hinos do time, por meio de canções, algumas inclusive de autoria capixabas, que eu até então desconhecia!

Alguns blogueiros publicaram que houve histeria por parte da população capixaba, diria que este não é de bom tom, pois o que presenciei foi pessoas, adultas, crianças inclusive trabalhadores externos, como taxistas, funcionários do aeroporto sem conseguir respeirar, entre outros efeitos, devido aos SPRAY DE PIMENTA que jogaram para afastar a multidão dos portões do aeroporto.

Para concluir é uma pena que uma ação mal planejada, por parte do policiamente, tenha levado tantos transtornos ao público presente, depois dizem que os torcedores são os violentos.