segunda-feira, 4 de maio de 2009

PRECONCEITO


Você sabe o que é preconceito?

"Preconceito (Pré-conceito) significa conceito (ou opnião)formada antecipadamente, sem adequado conhecimento dos fatos".
Os antropólogos nos ensinam que ao avaliarmos os costumes dos povos, temos a tendência de partir nossos valores culturais, o que representa uma atitude etnocêntrica. Quando isso acontece, corremos o risco de procutar neles "o que lhes falta" e esquecemos de ver com clarezao que eles são de fato.

O maior perigo do preconceito está na incapacidade de reexaminar as conviccções quando se tornam dogmáticas. Neste sentido o preconceito se torna uma fonte de intolerância, e portanto de violência. O preconceito leva à discriminação quando os diferentes, que a herança cultural brasileira nos apresenta (pobres, mulheres, homossexuais, negros, Indios, idosos, loucos dentre outros), são considerados inferiores e excluídos que se consideram "melhores".

Concluindo a origem do preconceito provém do fato de que a sociedade nem sempre possui uma opinião antecipada sobre os fatores culturais e tendem a gerar uma desigualdade social, por falta de conhecimento histórico.

Rozi de Sá - Psicopedagoga
Graça de Sá - Administradora

Avivar - 27 3222-3822

Nenhum comentário: