sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

UNIDOS DA PIEDADE - HOMENAGEM AO BERÇO DO SAMBA


4º LUGAR - UNIDOS DA PIEDADE - 1ª ESCOLA DE SAMBA DO ESPÍRITO SANTO, TAMBÉM A MAIS QUERIDA, COM ESTA ESCOLA TODOS SE EMPOLGAM NA AVENIDA.

...Se você quer sambar, vem pra cá. Se você quer amor eu dou, a Piedade a mais querida, com esta escola me divirto na avenida.
...Eu moro naquela montanha e as pedras são minhas vizinhas, Piedade se você me ama, aceite esta lembrança minha...
...A 3 horas da tárde, o sino da Igreja bateu... lá no morro, Unidos da Piedade desceu.
...Perdoa senhor, perdoa..`Perdoa este pecado que eu fiz, descer o morro sambando, enquanto tocava o sino na matriz.
...O meu coração explode em saudade...sou o que?... sou Piedade.
Dentre todas as outras fica aqui a homenagem do Avivar a todos que direto e indiretamente colaborarão e colarobam para manter viva a raiz do Samba, na região.
Nosso respeito e a adminiração sacerdotal.
Rozi de Sá - Psicopedagoga
Graça de Sá - Administradora

,

3 comentários:

Unknown disse...

O retorno da Piedade a um desfile digno de sua tradição é uma vitória para o samba capixaba, pois clamour e romantismo que envolvem essa Escola impulsionam a produção de um carnaval animado, charmoso e elegante. Como aponta Rozi a Piedade é sinônimo de Samba.

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog! continuem firme e com ternura. sandrão.

Unknown disse...

Piedade: a primogênita do samba

Pelo canto das proezas e peripécias da Rua 7 a Unidos da Piedade está renovando-se e lutando para exorcizar os maus resultados que acumulou nos últimos anos. Sua nova direção animada, entusiasmada e cheia de energia assumiu o compromisso de recolocar a escola nos trilhos, garantindo a preservação de suas tradições associadas às novas tendências de fazer carnaval. A piedade, na realidade, pode ser considerada a primogênita das escolas de samba de Vitória, ela é um grande berço de gente bamba, que apesar das grandes dificuldades que ( viveu e) vem enfrentando, para alegria todo mundo do samba capixaba, está reencontrando seu caminho de sucesso e glória, prometendo surpreender no sambão do povo.

Independente das dificuldades e crises que envolveram a escola durante o retorno do carnaval capixaba, que acabaram influenciando nos números negativos que agremiação obteve nesse período, os apaixonados por ela não são poucos, encontram-se firmes na defesa de seu pavilhão e nas sucessivas tentativas de preservar a tradição que ela carrega. Há casos de foliões, como um batuqueiro, que se desloca de Viana ao centro de Vitória para tocar na bateria da escola, correndo o risco, muitas vezes, de perder a condução, tendo que buscar algum lugar alternativo para resguardar o corpo, comenta-se inclusive que sua paixão é tão grande que sabendo que não vai voltar, traz um lençol para se precaver do frio, onde ele conseguir sossegar o corpo.

É nessas ações simples de paixão pela agremiação que se revigora o espírito tricolor da Piedade, sustentando a luta da atual diretoria e seus diversos colaboradores para construírem um carnaval 2009 à altura da tradição da escola. Os esforços não têm sido poucos, como se pode ver nos bons ensaios de sábados que acontecem na Estação Porto, no centro de Vitória, que ajudando a superar às dificuldades com infra-estrutura para ensaio, também, apresenta-se como uma grande oportunidade de visibilização da escola, atraindo mais foliões

Depois de um dia de sábado de praia o folião de Vitória tem dentre os inúmeros ensaios de escolas de samba, eventos e casas shows a possibilidade de participar de um emocionante ensaio de escola de samba, acompanhado de uma gelada cerveja, um bom tira-gosto, bateria nota 10, lindas passistas e uma multidão animada. É isso que maneira simples, delicada e organizada está oferecendo aos sábados ao público a equipe da piedade.

Assim, àqueles que se dirigem ao Clube de Pesca que, muitas vezes, não conseguem entrar ou estão enjoados de barzinho todo sábado, podem dar um passada na Estação Porto e curtir um bom samba com possibilidade de muita alegria e interessante azarração. E como o samba acaba por volta de uma (01) da manhã, podem ir terminar a noite no Pagode Aloir ou outros estabelecimento da cidade.

Dedicação e organização são às palavras de ordem dessa escola que conta hoje solidariedade daqueles que amam sua bandeira para colocar a escola na avenida. Diante das grandes dificuldades financeiras, por exemplo, como acontece nas agremiações mais humildes, para produzir um carnaval dentro daquilo que seus torcedores acham que deveria ser carnaval da Piedade atual direção e seus colaboradores têm demonstrado grande desempenho e esforço cujos frutos serão colhidos a longo prazo, com grandes mudanças para escola.

Enfim, completando 54 anos a Unidos da Piedade se mantém firme luta pela preservação da tradição e a incorporação das práticas (pós) modernas de carnaval, mas fugindo do samba massificado e pasteurizado. A defesa do samba de raiz, pelos sambistas da piedade, significa a defesa do carnaval enquanto alegria, brincadeira e folia, que passa longe da “superescola de samba S.A.”, criticada no eterno samba do Império Serrano.


Janeiro de 2009

Igor Vitorino da Silva – igorvitorino@yahoo.com.br